Por A.J.LIMÃO ERVILHA
Então o que é uma negociação?
Essa é a pergunta mais freqüente que ouço nos meus cursos e palestras e a resposta mais direta que posso dar é que negociação é o processo de entendimento sobre interesses conflitantes. Por definição a negociação é um conflito de interesses e a arte de negociar é a busca, através da troca do entendimento entre as partes. Negociar então é conquistar algo que se pretende através da cessão de algo que o outro quer. Portanto é uma troca.
Na negociação existe alguns princípios que é necessário observar, por exemplo:
E QUANDO SURGE O IMPASSE?
Numa negociação há momentos em que se pode chegar a um impasse e isso é característico de que um dos lados não quer ceder. A intransigência não combina com a negociação, devemos estar sempre abertos a troca. Um exemplo que trabalho no meu livro: Negociando em Qualquer Situação editado pela SARAIVA, http://www.saraivauni.com.br/paginaObra.cfm?isbn=978850207577 , é o do bombom.
QUANDO NEGOCIAR?
Vejamos alguns princípios para negociar.
- Espera aí, não vou te dar nada em troca, quando eu estivesse comendo um bombom lhe daria um pedaço também.
- Esperava que me desse espontaneamente e de graça, ela responde.
- Eu não sei quando vou viajar pelo interior de carro e passar em Itu, onde umas monjas os fabricam e eu compro uma porção para mim.
- Está bem, te dou um abraço. Pronto, já conseguiu algo em troca.
- Só um abraço é pouco. Este bombom é uma delícia, por que não tem acidulantes, umectantes, conservantes, esses "tantes" que tem por aí de alimento fabricado. A fórmula é super-natural.
Pronto, ganhou um beijo e um abraço.
Este artigo é excerto da entrevista realizada na Rádio CBN, com Heródoto Barbero, no programa Mundo Corporativo por ocasião do lançamento do livro.







