sábado, 25 de abril de 2009

VENDEDOR, UM PROFISSIONAL ESPECIAL

Um dos erros mais comuns do vendedor é vender segundo seu próprio ponto de vista. Acha que sabe o que o cliente quer e o sufoca com seus argumentos e quando o cliente coloca uma objeção já não tem mais consistência na sua apresentação para convencê-lo.

O vendedor deve iniciar o seu trabalho de venda entendendo que o cliente não tem necessidade de comprar aquilo que está vendendo. Cabe ao vendedor criar essas necessidades, não do produto em si, mas da compra
de uma solução. A partir daí, o que tem para oferecer é “apenas” um meio, como é demonstrado no livro de minha autoria:
Vendas com Aplicação de Neurolinguística.



Mesmo assim, se o cliente mostrar resistência e apresentar barreiras do tipo “ Eu não gosto desse produto e não quero comprar”, o vendedor já estará a meio passo da venda. Nesse caso basta desafiar: “Se eu provar para o senhor é melhor forma atender a sua necessidade, o senhor compra ?” Em meu livro, apresento técnicas para tirar o medo do cliente, estabelecer um raciocínio e induzi-lo no seu argumento e apagar informações indesejadas na mente do cliente.


Como mudar a cabeça do cliente? Nas palestras e cursos demonstro que a objeção é a melhor forma de mudar a cabeça do cliente, porque dá ao vendedor oportunidade de descobrir seus sentimentos (do cliente), crença e raciocínio e dessa forma conquistar a confiança e demonstrar valor, numa técnica infalível e nunca vista antes.


O vendedor é um profissional especial porque primeiro, vender não é para qualquer pessoa. A diferença está entre ser vendedor e estar vendedor. Estar vendedor é querer a profissão para ganhar mais que os outros profissionais sendo que não tem talento para vender.

Ser vendedor é gostar do que faz e encontrar sentido no seu trabalho, é saber que ajuda as pessoas a solucionar seus problemas. É ter prazer em cada venda realizada. Prazer no desafio em bater as metas e se provar todo dia, todo mês. É abrir mão da cadeira confortável, da proteção da mesa no escritório, da temperatura agradável do ar condicionado.


Ser vendedor é gostar de gente, de relacionamento. Ter flexibilidade mental, se adaptando a todo tipo de pessoa. É um especialista de comunicação e relacionamento.

Ser vendedor é ser uma pessoa muito especial. É um vendedor que está sempre criando necessidades no cliente mas, do ponto de vista dele (do cliente). Explora as alternativas e apresenta soluções ao cliente

Ser vendedor é ter gana e buscar a automotivação para vender. Ter garra e não desistir quando encontram negativas e barreiras pela frente. Ter energia, entusiasmo e criatividade. É ser uma pessoa especial e por isso está nessa profissão.


Perguntas para você responder:

1. Produtos são comprados ou vendidos?
(O cliente compra ou sofre a venda ?)

2. Por quê o vendedor é um profissional especial ?
(na sua concepção, além do que diz o texto)


A . J. Limão Ervilha é Palestrante, Professor, Consultor Autor dos livros: Vendas com Aplicação de Neurolinguística, Habilidades de Negociação, entre outros. Profissional de
vendas & marketing, com 25 anos de vivência. LIMÃO & ASSOCIADOS - Consultoria e Treinamento. CONTATOS: E-mail: limao@limao.pro.br, fone (011) 4238-8888.

Nenhum comentário: